Colégio Allan Kardec

Fundado em 1907
No final do século XIX, a pequena comunidade rural de Santa Maria, localizada a 14 km de Sacramento e a quatro quilômetros de Conquista, em Minas Gerais, tornou-se palco de fenômenos inexplicáveis que marcaram o início de um importante capítulo na história do Espiritismo no Brasil.

Introdução

O período compreendido entre 1906 e 1915 representa o apogeu da obra de Eurípedes Barsanulfo, marcado pela fundação e desenvolvimento do Colégio Allan Kardec e pela consolidação de seu trabalho espírita em Sacramento. Este foi um momento de intensa atividade educacional, social e espiritual, em que Eurípedes pôde materializar seus ideais pedagógicos e humanitários.

Após sua conversão ao Espiritismo e a fundação do Grupo Espírita Esperança e Caridade em 1905, Eurípedes direcionou seus esforços para a educação, enxergando nela um poderoso instrumento de transformação social e espiritual. O Colégio Allan Kardec surgiu como expressão concreta desse ideal, representando uma proposta pedagógica inovadora que integrava ciência, filosofia e religião.

Nesta fase de sua vida, Eurípedes Barsanulfo conseguiu harmonizar suas múltiplas atividades: educador, médium curador, farmacêutico homeopata e divulgador da doutrina espírita. Sua influência ultrapassou os limites de Sacramento, atraindo pessoas de diversas localidades interessadas tanto na proposta educacional quanto nas curas mediúnicas.

Contexto Histórico (1906-1915)

O período em que Eurípedes desenvolveu o Colégio Allan Kardec coincide com a chamada República Velha (1889-1930), especificamente durante a vigência da "política do café com leite", que alternava no poder presidentes de São Paulo e Minas Gerais. O Brasil vivenciava um processo de modernização, ainda que lento e concentrado nos grandes centros urbanos.

Contexto Brasileiro da Época:

  • República recente (proclamada em 1889)
  • Economia predominantemente agrária, baseada na exportação de café
  • Grande desigualdade social e concentração de terras
  • Analfabetismo atingindo mais de 80% da população
  • Sistema educacional elitista e insuficiente
Na educação, vivia-se um momento de debates sobre a necessidade de reformas. A influência positivista se fazia sentir nas propostas educacionais, enquanto ganhavam espaço as ideias da Escola Nova, que preconizavam uma educação mais ativa e centrada no aluno. No entanto, a educação formal continuava sendo privilégio de poucos, concentrada nas áreas urbanas e dominada pela Igreja Católica e por escolas privadas destinadas às elites.

O Espiritismo, por sua vez, enfrentava resistências, principalmente da Igreja Católica, mas ganhava adeptos entre as camadas médias urbanas e intelectuais. A prática do Espiritismo ainda era vista com desconfiança e, por vezes, associada ao charlatanismo, sendo inclusive criminalizada pelo Código Penal de 1890.

É neste contexto desafiador que Eurípedes ousou fundar uma instituição educacional declaradamente espírita, representando uma ruptura com os modelos tradicionais e um enfrentamento direto às forças conservadoras da época.

Fundação do Colégio Allan Kardec (1907)

Em 1º de abril de 1907, Eurípedes Barsanulfo inaugurou oficialmente o Colégio Allan Kardec em Sacramento, Minas Gerais. A escolha do nome já demonstrava claramente sua proposta: homenagear o codificador da Doutrina Espírita e assumir publicamente o vínculo com o Espiritismo, algo revolucionário para a época.
Em 1º de abril de 1907, Eurípedes Barsanulfo inaugurou oficialmente o Colégio Allan Kardec em Sacramento, Minas Gerais. A escolha do nome já demonstrava claramente sua proposta: homenagear o codificador da Doutrina Espírita e assumir publicamente o vínculo com o Espiritismo, algo revolucionário para a época.
O evento de inauguração foi documentado pelo periódico "O Reformador", que destacou:
"Finalmente, inauguração na cidade do Sacramento, a 1 de abril, do Collegio Allan Kardec, sob a direcção do nosso confrade Eurípedes Barsanulpho, que, além de ter adoptado aquella franca e desassombrada denominação, incluiu coherentemente, entre as materias do ensino, o Evangelho segundo o Espiritismo."
Fonte: O Reformador, 1907
A inauguração contou com a presença de 108 pessoas, número significativo para uma pequena cidade do interior mineiro, e imediatamente foram matriculados 30 alunos de ambos os sexos. Segundo os relatos, o colégio começou a funcionar na própria residência de Eurípedes, que dedicou parte do imóvel às atividades escolares.

A fundação do Colégio Allan Kardec foi precedida pela experiência do Liceu Sacramentano (1902-1905), também dirigido por Eurípedes. Com o fechamento do Liceu após sua conversão ao Espiritismo, Eurípedes viu a necessidade de criar uma nova instituição que pudesse incorporar sua visão educacional agora transformada pela doutrina espírita.

Ousadia da Iniciativa:


A escolha do nome "Allan Kardec" para o colégio demonstrava uma coragem incomum para a época, considerando o forte predomínio católico e a marginalização do Espiritismo. Como destacou o Reformador: "Louvavel iniciativa, digna de imitação! E a época é precisamente das attitudes intrepidas e desembaraçadas de preconçeitos, porque os tempos são chegados. Felizes os que tiverem a coragem de sua fé!"

Referências Bibliográficas

  • NOVELINO, Corina. Eurípedes: O Homem e a Missão. IDE, 1979.
  • NOVELINO, Corina. Os primeiros núcleos no pioneirismo espírita na região. (Documento histórico).
  • RIZZINI, Jorge. Eurípedes Barsanulfo: O Apóstolo da Caridade. IDE, 1979.
  • INCONTRI, Dora; BIGHETO, Alessandro Cesar. Socialismo e Espiritismo: A convergência humanista do século XIX. Editora Comenius, 2016.
  • SANTOS, Dalmo Duque dos. Nova História do Espiritismo. 2ª ed. Limeira: Editora do Conhecimento, 2010.
  • Arquivos do Centro Espírita "Fé e Amor" de Santa Maria.

Curadoria e pesquisa por Saulo Amui

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