Início do Espiritismo em Santa Maria

Final do Século XIX
No final do século XIX, a pequena comunidade rural de Santa Maria, localizada a 14 km de Sacramento e a quatro quilômetros de Conquista, em Minas Gerais, tornou-se palco de fenômenos inexplicáveis que marcaram o início de um importante capítulo na história do Espiritismo no Brasil.

Os Primeiros Fenômenos Mediúnicos

Nos fins do século XIX, insólitos fenômenos começaram a abalar a paz da gente trabalhadora e ordeira de Santa Maria. Estranhas vozes se ouviam das cumeeiras das casas. Assobios e pedradas partiam de inusitados lugares. Os animais se assustavam e os lavradores entraram em pânico ante os fatos inexplicáveis para a maioria.
Os espíritos se comunicavam como nos tempos dos druidas, servindo-se até mesmo do vento na ramalhada de árvores
Relatavam os moradores locais, atônitos diante dos fenômenos que desafiavam a compreensão comum da época
Inicialmente, esses eventos foram interpretados como "coisas do Demônio" pela comunidade rural, gerando medo e confusão. A situação provocou escândalos nas regiões vizinhas, que passaram a considerar Santa Maria como um local "dominado pelo diabo".

Um episódio particularmente notável envolveu um tamborete pertencente a Mariano da Cunha Júnior (conhecido como Tio Sinhô), que foi completamente desmontado por um espírito sem que houvesse contato físico de qualquer pessoa. Este e outros fenômenos semelhantes marcaram o início de uma nova era espiritual na região.

As Figuras Pioneiras

Frederico Peiró

Nascido em Linhares, Espanha em 1859
Faleceu em Sacramento-MG em 25/10/1915

Diante dos fenômenos inexplicáveis que ocorriam em Santa Maria, Mariano da Cunha Júnior lembrou-se de seu antigo patrão, Frederico Peiró, que morava na localidade de Paineiras (hoje conhecida como Peirópolis, a cerca de 28 km de Uberaba).

Frederico Peiró

  • 1859 — nascido em Linares (Linhares), Espanha
  • Estudou em Valência e viveu em Barcelona
  • Viveu dois anos em Buenos Aires, Argentina
  • Migrou ao Brasil; residiu brevemente em Bragança-SP
  • 1892 — transferiu-se para Uberaba-MG
  • 1893 — começou a frequentar sessões espíritas na casa do Coronel Antônio Cesário da Silva e Oliveira, em Uberaba
  • 1895 — mudou-se para a região da Estação Paineiras (atual Peirópolis) e passou a administrar uma fábrica de cal
  • Final dos anos 1890 — fundou sua própria empresa, chegou a empregar 150 pessoas e produzir cerca de 90 t de cal por dia, exportadas para São Paulo via estrada de ferro
  • 1896 — tornou-se espírita após participar de reuniões mediúnicas e receber esclarecimentos sobre fenômenos psíquicos
  • Em Paineiras (futuramente chamado de Peirópolis), começou a divulgar a Doutrina Espírita; foi chamado a Santa Maria para auxiliar na compreensão de fenômenos mediúnicos e diagnosticou um grande número de médiuns na comunidade
  • Conhecido como “O Semeador”; por meio de suas explicações, Sinhô Mariano (Mariano da Cunha Júnior) aprofundou-se na Doutrina Espírita e posteriormente repassou os ensinamentos ao sobrinho Eurípedes Barsanulfo
  • Peiró faleceu no ano de 1915
  • Na década de 1920, a localidade de Peirópolis (em Uberaba) recebeu esse nome em sua homenagem.
Peiró sugeriu que fossem realizadas reuniões mediúnicas entre os moradores para permitir que os espíritos pudessem se comunicar de forma ordenada. Após algumas sessões conduzidas por ele, os fenômenos perturbadores cessaram. Contudo, havia necessidade de continuar o trabalho iniciado, e para isso, Peiró e seu companheiro Maximiliano Alonso, do Núcleo Espírita de Paineiras, deram continuidade ao apoio ao primeiro grupo espírita que se formava em Santa Maria.

Mariano da Cunha Júnior
("Tio Sinhô")

19/11/1875
27/04/1949

Mariano da Cunha Júnior, conhecido como "Sinhô" Mariano, nasceu em Sacramento, Minas Gerais, em 19 de novembro de 1875, e desencarnou na Fazenda Santa Maria, no mesmo município, em 27 de abril de 1949.


Diante dos fenômenos inexplicáveis que ocorriam em Santa Maria, Mariano da Cunha Júnior lembrou-se de seu antigo patrão, Frederico Peiró, que morava na localidade de Paineiras (hoje conhecida como Peirópolis, a cerca de 28 km de Uberaba).

Mariano da Cunha ("Tio Sinhô")

  • Em 1897, mudou-se para Santa Maria e, com a ajuda de Frederico Peiró, iniciou as atividades espíritas na fazenda
  • Embora criado em um lar católico, desde a infância manifestou aversão às doutrinas ortodoxas
  • Possuía notáveis dons mediúnicos que o ajudaram a conduzir os trabalhos espíritas
  • É considerado o mais antigo espírita da região sacramentana
  • Manteve por mais de 30 anos uma farmácia homeopática que atendia gratuitamente ao povo da região
O Sinhô Mariano fundou o Espiritismo aqui em 28 de agosto de 1900 e Bezerra de Menezes falecera em 29 de abril do mesmo ano. Um dia, ele chamou o Frederico Peiró aqui e foram fazer os trabalhos espíritas e quem veio dar as ordens nos trabalhos foi Bezerra de Menezes, um médico que havia falecido no Rio de Janeiro em abril de 1900.
Relatavam os moradores locais, atônitos diante dos fenômenos que desafiavam a compreensão comum da época

A Fundação do Centro Espírita "Fé e Amor"

Em uma das reuniões mediúnicas realizadas em 28 de agosto de 1900, na casa de Mariano da Cunha, vários espíritos se comunicaram. Entre eles, destacou-se o espírito de Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, que havia desencarnado recentemente, em 11 de abril do mesmo ano.

Segundo relatos, através da mediunidade de Mariano, o espírito de Bezerra de Menezes escreveu uma mensagem contendo os nomes de todos os membros que deveriam compor a diretoria do grupo espírita, concluindo com a declaração: "está fundado o Centro Espírita Fé e Amor".

Centro Espírita "Fé e Amor"

  • Fundado em 28 de agosto de 1900, é considerado o primeiro centro espírita rural do Brasil
  • Inicialmente, as reuniões ocorriam nas casas dos participantes, tendo como sede principal a residência de Tio Sinhô
  • A construção material do Centro só foi concluída após 1930, mantendo a mesma arquitetura até os dias atuais
  • O local ficou conhecido pelo trabalho fitoterápico iniciado por Sinhô Mariano, que funciona até hoje
  • O Centro recebia grande número de visitantes de grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro
O estabelecimento do Centro "Fé e Amor" marcou o início de um grande trabalho de evangelização e caridade na região, tornando Santa Maria um polo mediúnico e o berço da doutrina espírita no Brasil central.

A Relação com Bezerra de Menezes

Quem foi Adolfo Bezerra de Menezes

Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu em 29 de agosto de 1831, na Freguesia do Riacho do Sangue (hoje Solonópole), no Ceará, e desencarnou em 11 de abril de 1900, no Rio de Janeiro. Ele foi um importante médico, militar, escritor, jornalista, político e filantropo brasileiro, sendo também um dos principais expoentes da Doutrina Espírita no Brasil.

Conhecido como "O Médico dos Pobres" devido à sua caridade e dedicação no atendimento gratuito aos necessitados, e como "O Kardec Brasileiro" por sua significativa contribuição à divulgação e organização do Espiritismo no país, Bezerra de Menezes atuou como presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) em duas ocasiões: em 1890 e de 1895 até sua desencarnação.
Lia, mas não encontrava nada que fosse novo para meu espírito, entretanto tudo aquilo era novo para mim [...]. Eu já tinha lido ou ouvido tudo o que se achava no Livro dos Espíritos [...]. Preocupei-me seriamente com este fato maravilhoso e a mim mesmo dizia: parece que eu era espírita inconsciente, ou mesmo, como se diz vulgarmente, de nascença.
Bezerra de Menezes sobre sua leitura de "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec.

A Comunicação Mediúnica em Santa Maria

A relação entre Bezerra de Menezes e o movimento espírita em Santa Maria se estabeleceu após sua desencarnação, por meio de comunicações mediúnicas. Conforme relatos, apenas quatro meses após seu falecimento, o espírito de Bezerra de Menezes se manifestou através da mediunidade de Sinhô Mariano durante a sessão que marcou a fundação do Centro Espírita "Fé e Amor".

Além de escrever os nomes dos componentes da diretoria do Centro e declarar sua fundação, o espírito de Bezerra de Menezes passou a orientar os trabalhos mediúnicos realizados em Santa Maria. Segundo testemunhos, "todos os trabalhos de Santa Maria têm orientação espiritual do médico que foi capaz de retirar do dedo o anel de formatura e dar pra alguém comprar remédio".

Nos anos seguintes, as manifestações de espíritos como Bezerra de Menezes, João o Evangelista e São Vicente de Paulo, juntamente com a ocorrência de curas de doenças consideradas incuráveis na época, geraram tanto polêmicas quanto esperança entre os habitantes da região.

O Papel na Conversão de Eurípedes Barsanulfo

Um episódio significativo envolvendo a comunicação de Bezerra de Menezes em Santa Maria foi sua participação na conversão de Eurípedes Barsanulfo ao Espiritismo. Eurípedes, sobrinho de Sinhô Mariano, era inicialmente católico e mantinha discussões com seu tio sobre religião e espiritualidade.

Em 1903, após ler a obra "Depois da Morte", de Léon Denis, e sentir-se intelectualmente desafiado, Eurípedes decidiu conhecer o Centro Espírita dirigido por seu tio. Durante uma das sessões, ele lançou um desafio telepático, pedindo que o espírito de João Evangelista se manifestasse caso o Espiritismo tivesse "fundamentação real".

Após a manifestação de João Evangelista, que explicou as Bem-Aventuranças através de um médium, o espírito de Bezerra de Menezes também se comunicou, saudando Eurípedes de forma carinhosa e anunciando que seu mentor espiritual iria se manifestar.

Esse evento foi decisivo para a conversão de Eurípedes Barsanulfo, que viria a se tornar uma das figuras mais importantes do Espiritismo no Brasil, fundando o Colégio Allan Kardec em Sacramento, primeira escola espírita do país.

Legado Histórico

  • Tio Sinhô Mariano manteve por mais de 30 anos uma farmácia homeopática que atendia gratuitamente ao povo da região
  • Em 1997, foi plantada a pedra fundamental da Casa Assistencial Dr. Bezerra de Menezes em Santa Maria
  • Santa Maria continua sendo um importante centro de atividades espíritas e fitoterápicas
  • O Centro recebe visitantes de diversos lugares do Brasil, mantendo viva a tradição iniciada no final do século XIX
  • A história de Santa Maria é considerada um capítulo fundamental na consolidação do Espiritismo no interior do Brasil
No início do século XXI, Santa Maria continua sendo um importante centro de atividades espíritas e fitoterápicas, recebendo visitantes de diversos lugares do Brasil e mantendo viva a tradição iniciada no final do século XIX com os fenômenos mediúnicos que deram origem ao movimento espírita na região.
Moradores de Santa Maria (Sacramento-MG) , em frente à casa de Sinhô Mariano da Cunha, no início do Século XX
Casa de Mariano da Cunha, em 2025 - Esta casa foi Residência, Centro Espírita, Farmácia e Albergue
O início do Espiritismo em Santa Maria representa um capítulo fascinante na história do movimento espírita brasileiro, mostrando como fenômenos mediúnicos espontâneos, a dedicação de pioneiros como Frederico Peiró e Mariano da Cunha, e a influência espiritual de figuras como Bezerra de Menezes convergiram para estabelecer um dos mais importantes polos espíritas do Brasil rural.

Conclusão

O início do Espiritismo em Santa Maria, Sacramento-MG, no final do século XIX, foi marcado por fenômenos mediúnicos espontâneos que desafiaram a compreensão dos habitantes da região. A atuação de figuras como Frederico Peiró e Mariano da Cunha Júnior (Tio Sinhô) foi fundamental para o ordenamento desses fenômenos e para o estabelecimento de um grupo organizado de estudo e prática da Doutrina Espírita.

A relação indireta com Dr. Adolfo Bezerra de Menezes se deu através de comunicações mediúnicas após sua desencarnação, especialmente na sessão que marcou a fundação do Centro Espírita "Fé e Amor" em 28 de agosto de 1900. Seu espírito teria orientado a formação da diretoria do Centro e continuado a guiar os trabalhos mediúnicos realizados na região, contribuindo também para a conversão de Eurípedes Barsanulfo ao Espiritismo.

O Centro "Fé e Amor", considerado o primeiro centro espírita rural do Brasil, tornou-se um importante polo difusor da Doutrina Espírita no Brasil central, com seu legado persistindo até os dias atuais por meio de diversas instituições assistenciais e de estudos espíritas em Santa Maria e na região.

Essa história ilustra como o movimento espírita brasileiro, fundamentado nos ensinamentos de Allan Kardec e tendo Bezerra de Menezes como um de seus principais expoentes, encontrou terreno fértil no interior de Minas Gerais, onde fenômenos mediúnicos, figuras dedicadas e um contexto social propício convergiram para o estabelecimento e consolidação de centros espíritas que contribuíram significativamente para a disseminação dessa doutrina no país.

Referências Bibliográficas

  • NOVELINO, Corina. Eurípedes: O Homem e a Missão. IDE, 1979.
  • NOVELINO, Corina. Os primeiros núcleos no pioneirismo espírita na região. (Documento histórico).
  • RIZZINI, Jorge. Eurípedes Barsanulfo: O Apóstolo da Caridade. IDE, 1979.
  • INCONTRI, Dora; BIGHETO, Alessandro Cesar. Socialismo e Espiritismo: A convergência humanista do século XIX. Editora Comenius, 2016.
  • SANTOS, Dalmo Duque dos. Nova História do Espiritismo. 2ª ed. Limeira: Editora do Conhecimento, 2010.
  • Arquivos do Centro Espírita "Fé e Amor" de Santa Maria.

Curadoria e pesquisa por Saulo Amui

Veja também

Continue a sua leitura com outros temas sobre a vida de Eurípedes Barsanulfo
Infância e Juventude
(1880–1893)
Conheça as origens de Eurípedes Barsanulfo, nascido em 1880, em Sacramento (MG).
A infância marcada por dificuldades financeiras, dedicação à família e interesse precoce pelos estudos revela desde cedo a formação ética e intelectual que definiria sua trajetória. Este período inclui sua alfabetização, primeiros sinais de sensibilidade aos doentes e responsabilidade doméstica.
Acessar
Santa Maria
O início das manifestações mediúnicas e das atividades espíritas no meio rural.
Na Fazenda Santa Maria, familiares de Eurípedes vivenciaram fenômenos espirituais que resultaram na criação do Centro Espírita Fé e Amor. Essas experiências tiveram papel importante no contato inicial do jovem com o Espiritismo, que observava com ceticismo, mas interesse crescente.
Acessar
O Despertar Espírita
(1903–1904)
A leitura de 'Depois da Morte', de Léon Denis, marca o ponto de virada.
Após anos de engajamento católico, Eurípedes passa por uma profunda transformação espiritual ao estudar o Espiritismo. A leitura do livro e a participação em sessões mediúnicas levaram à sua conversão definitiva, alterando sua atuação religiosa, educacional e social.
Acessar
Fundação do Colégio Allan Kardec (1907)
Fundado em 1907, o Colégio Allan Kardec foi o primeiro a adotar o Espiritismo como base pedagógica.
Idealizado por Eurípedes Barsanulfo, o colégio uniu ensino científico às diretrizes morais da Doutrina Espírita. A proposta integrava métodos modernos de ensino com formação ética e assistência social, influenciando profundamente a educação na região.
Acessar